Blog

Aprendendo a Desenhar

1) Comece pelo básico

Pode parecer óbvio, mas por causa da ansiedade de aprender a desenhar de uma só vez, muitos acabam ignorando conceitos básicos.

Por isso, tenha paciência e dedique alguns dias para aprender o básico no desenho como por exemplo:polígonos, formas básicas, proporções corretas, desenho de observação, etc.

2) Comece a praticar. Muito!

De que adianta ter o melhor sketchbook do mercado se ele fica jogado em um canto do seu quarto? O segredo para se tornar um desenhista de respeito é a prática. Por isso, pratique muito!

Lembre-se que praticar é um hábito. E, como todo hábito, é preciso tempo para que ele fique enraizado em seu cérebro.

Muitos começam bem, mas logo acabam deixando a prática de lado, porque se distraem com outras atividades. Por isso, preste muita atenção à próxima dica:

3) Aprenda a ter disciplina

Por mais que você goste de desenhar, vai chegar uma hora em que o futebol, o videogame ou aquela série na Netflix vai te fazer deixar a prática de lado. Muito cuidado com isso!

Você precisa montar uma rotina de treino, de pelo menos 30 minutos ao dia. É muito melhor você praticar desenho por um curto período, mas todos os dias, do que fazer uma super maratona de várias horas, mas apenas uma vez ao mês.

A cada desenho praticado você começará a melhorar suas técnicas e definir seu estilo. Por isso, mesmo que você seja preguiçoso ou goste de empurrar as coisas com a barriga, lute para manter uma rotina. Sem disciplina você não conseguirá atingir seus objetivos.

4) Não desenhe sempre as mesmas coisas

É ótimo ter um estilo próprio, mas não foque somente nisso. Se você gosta de desenhar pessoas, treine também desenhando cenários.

Se você é fã de animes e curte desenhar mangás, experimente também desenhar outro estilo bem diferente do que está acostumado, como doodles, por exemplo.

Não se feche somente para seu mundo. Um bom desenhista está aberto para conhecer e testar novas técnicas e, inclusive, novas temáticas.

E falando em temática…

5) Experimente criar séries de desenhos

Está sem ideias sobre o que desenhar? Que tal criar uma série específica para guiar seus desenhos?

Por exemplo, a artista russa Polly desenhou uma série de ilustrações onde retratou os personagens de Bob Esponja com características humanas. E o ilustrador Aaron Zenz fez uma série onde recria diversos monstros desenhados por crianças.

Você pode seguir a mesma linha e pensar em uma temática específica para fazer seus desenhos.

Isso vai criar uma expectativa saudável em ver a série completa e te fazer ter vontade de desenhar mais.

6) Não tenha medo de usar referências

Quer desenhar uma girafa e não sabe por onde começar? Vá pelo óbvio: procure por “girafa” no Google Imagens e utilize as fotografias como referências para seu desenho. Não tenha medo de errar.

Isso vai fazer você ter familiaridade com aquilo que está sendo desenhado, para futuramente você melhorar sua técnica.

Você também pode treinar seus desenhos com referências de outros artistas.

Estude como aquele artista utiliza determinada técnica e tente reproduzi-la em seus próprios desenhos. Você vai se surpreender com as coisas que você conseguirá descobrir dessa forma.

 

Back to list

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *